20 de abril de 2024

UEMS de Jardim realizará palestra nesta quarta-feira (15)

A

UEMS de Jardim realizará palestra nesta quarta-feira (15)

A Palestra foi programada pelo Curso de Letras da UEMS na Unidade de Jardim e receberá a pesquisadora da Teoria da Enunciação da UFRGS, Drª Silvana Silva, a temática abordada é de interesse aos professores da rede pública, privada que atuam na educação básica e demais pesquisadores. O evento acontecerá às 19h30min, será aberto e gratuito.

Jardim (MS) – A profªDrª Silvana Silva, pesquisadora e professora adjunta da área de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, irá proferir a palestra “O homem na língua: perspectivas antropológicas da enunciação para o ensino da escrita”, no dia15 de março, a partir das 19 horas e 30min, no Auditório da UEMS – Unidade de Jardim, para diferentes públicos, uma vez que a temática é de interesse aos professores da rede pública, privada que atuam na educação básica e demais pesquisadores.

O evento científico é aberto, gratuito, e configura-se enquanto uma das ações, pedagógica e científica, previstas no Plano Estratégico do Curso de Letras para melhoria dos índices de avaliação do Curso da UEMS. A palestra buscaampliar questões e apontar algumas respostas para o ensino de língua portuguesa, principalmente, para a leitura e a escrita, pelo viés da Linguística da Enunciação, à luz do pensamento de Émile Benveniste e demais estudiosos da linguagem. Outro ponto importante está no fato de que a UEMS e a UFRGS têm provido continuamente diálogos, em torno da capacitação e do fortalecimento das linhas de pesquisa, discussões essas que reconhecem o diálogo entre diferentes pesquisadores elinhas teóricas.

A realização do evento na UEMS – Unidade de Jardim tem o apoio financeiro da FUNDECT de Mato Grosso do Sul, por meio do Edital UEMS∕Fundect 025∕2015, Apoio à Graduação, Fundect 160∕2016, SIAFEM 26096. Além deste apoio financeiro, a Instituição tem ligações diretas com a aquisição de obras na área da Linguística e da Literatura, materiais para os Laboratórios de uso para Geografia e Letras e a participação de pesquisadores em eventos científicos.

DADOS DA PROFESSORA:

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduada em Letras, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (2002), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestre em Teorias do Texto e do Discurso/Estudos da Linguagem (2005) e Doutora em Estudos da Linguagem (2013), cujo trabalho enfatiza a relação interdisciplinar entre a Linguística da Enunciação e uma perspectiva antropológica de linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

É coautora da obra Enunciação e Gramática (2008), colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e organizadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016). Pesquisa os seguintes temas: Teoria da Enunciação de Émile Benveniste; educação linguística; história das ideias linguísticas. (FONTE – PLATAFORMA LATTES – resumo da autora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.