28 de março de 2024

Vereadores debatem criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres

A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do MS, Luciana Azambuja, participou de reunião de estímulo à implantação de Organismos Municipais de Políticas para Mulheres e Coordenadoria de Políticas Publica a Mulher.

bv391

A reunião aconteceu na manha desta quinta-feira (09) no plenário da câmara municipal com a presença do prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites, vereador, presidente da câmara Demecio Takeshi Higa, Diogo Murano, Fabrizia Tinoco, Ico Battilani, Francisco Leite Gutierres, Rubens Nunes e Ramão Paredes. Também participou da reunião secretários municipais e funcionários da Assistência Social.

A reunião coordenada pela vereadora Fabrizia Tinoco Abrego abriu importante espaço de discussão para a implantação da Coordenadoria de Políticas Publicas para as Mulheres bela-vistenses. Entendendo a necessidade e importância deste órgão para a promoção de políticas públicas para a Mulher e que visem à igualdade de gênero e a eliminação da discriminação e da violência contra as mulheres.

bv394Para criação de uma coordenadoria é necessário um Decreto assinado pelo prefeito. A partir daí, a prefeitura disponibilizará espaço físico para a sede funcionar. O prefeito de Bela Vista se comprometeu em viabilizar a criação da coordenadoria em parceria com os vereadores.

A vereadora Fabrizia Tinoco afirmou que a criação e implantação da Coordenadoria de Mulher de Bela Vistam, vinculada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, é uma antiga reivindicação das mulheres do município, por isso iremos trabalhar para a criação desse mecanismo tão importante para as mulheres.

bv393A vereadora ressaltou ainda que dentre as ações propostas para a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Bela Vista, estão cursos de capacitação, orientações técnicas. “Além do enfrentamento à violência, vamos trabalhar ações integradas, promovendo a autonomia econômica das mulheres, incentivando a criação de políticas para as mulheres, à saúde integral e reprodutiva, a educação para a igualdade entre homens e mulheres e ampliação da participação nos espaços de poder”, explicou a vereadora que comemorou a criação da coordenadoria.

bv392De acordo com a subsecretaria de Políticas para mulheres do MS, Luciana Azambuja, a Secretaria Estadual realiza palestras, cursos, capacitações e fóruns de discussão de políticas públicas sobre a Lei Maria da Penha e questões na área de saúde, como prevenção do câncer de colo do útero, além de disponibilizar kits e materiais de campanhas educativas.

A criação de uma coordenadoria será o elo de comunicação com a Secretaria do Estado, e ajudará na articulação de palestras, capacitações, campanhas, participações em fóruns. O intuito é de promover a igualdade de políticas públicas, e fortalecer a mulher na área de saúde, educação, cultura, entre outros, disse o presidente da câmera vereador Xitinho.

Ademir Mendonça – Assessor de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.