28 de março de 2024

Vizinha de MS, cidade paraguaia declara “catástrofe econômica”

Salto del Guairá, perto de Mundo Novo, sente os efeitos da crise provocada pela pandemia e comerciantes cobram ajuda do governo


Por Helio de Freitas, de Dourados

A Junta Municipal de Salto del Guairá, cidade paraguaia vizinha de Mundo Novo (MS), declarou “estado de catástrofe econômica” por causa da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A exemplo de Pedro Juan Caballero, cidade-gêmea de Ponta Porã, o comércio de Salto del Guairá corre risco de falência coletiva. Com a fronteira fechada, os comerciantes não podem vender para os turistas brasileiros e a população local não tem dinheiro para fazer compras.

Hoje à tarde, os comerciantes fazem nova carreata na cidade para cobrar ajuda do governo paraguaio. Eles querem congelamento das dívidas durante a pandemia. O Paraguai é citado como bom exemplo no combate à proliferação do novo coronavírus. O país inteiro tem 1.379 casos positivos e 13 mortes.

De acordo com o jornal Última Hora, o cenário de Salto del Guairá é desolador: estacionamentos vazios, comércios fechados, ruas vazias e ambiente de desespero entre comerciantes e trabalhadores.

“Há 105 dias estamos parados, sem poder vender nada. O ambiente é triste e desolador, onde há três meses havia tumulto, hoje vemos desconforto”, afirmou Victor Stanley, que representa o comércio local. Segundo ele, pelo menos três mil lojas fecharam as portas e sete mil pessoas ficaram sem trabalho.

Além do congelamento das dívidas, redução de impostos e de taxas portuárias e aeroportuárias, os comerciantes da fronteira reivindicam a permissão para fazer entrega de produtos a compradores brasileiros na Linha Internacional, mas a medida depende de acordo com o governo do Brasil.

Salto del Guairá é capital do departamento (equivalente a estado) de Canindeyú e tem cerca de 40 mil habitantes. A cidade fica a 20 quilômetros de Mundo Novo. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.