27 de abril de 2024

Com o grande volume de chuvas, Bela Vista registra três cheias do Rio Apa em menos de 30 dias

O ano de 2023 começou com a natureza mostrando sua força, o que a população de Bela Vista e Bella Vista Norte não esperavam era que em tão pouco tempo haveria algo jamais esperado, três enchentes do Rio Apa em menos de 30 dias.
Segundo os moradores ribeirinhos de Bela Vista, já faziam 4 anos que o município não passava por enchentes, e desta vez vieram três em um período de tempo muito curto.
A primeira enchente de 2023 começou por volta do dia 30 de Janeiro, quando as águas do Rio Apa invadiram nas primeiras horas a Praia do Pompílio e a Praia Municipal do Paraguay. A cheia também chegou em outras comunidades da fronteira e durou cerca de 5 dias.
Já no dia 17 de fevereiro, o volume de chuvas aumentou, fazendo com que o Rio Apa invadisse novamente a área urbana das cidades fronteiriças e desta vez com mais força chegasse próximo das residências dos bairros Baixada Corinthiana e Baixada Fluminense.
E quando todos achavam que não haveria possibilidade de uma nova enchente, mais uma vez a natureza surpreende, e no dia 25 de fevereiro o clima muda e a chuva chega muito forte em toda região sudoeste, fazendo com que mais uma vez fosse registrada outra cheia do Rio Apa.
“Estamos impressionados com tudo isso, fazem 20 anos que moro aqui na Baixada Corinthiana e nunca vi isso acontecer, sempre tivemos enchentes, mas sempre uma vez ano, nunca desta forma”, disse uma moradora da Baixada Corinthiana.
A Defesa Civil e a Prefeitura de Bela Vista pela terceira vez estão auxiliando as famílias atingidas. As secretarias de Obras e Assistência Social monitoram os moradores e prestam assistência a todos. Famílias que ainda nem haviam voltado para suas casas por conta da cheia da semana passada, agora vivem a mesma tensão e aguardam outra vez uma trégua das chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.