Uma das maiores manifestações cívicas já vistas em Porto Murtinho aconteceu com a realização do desfile cívico e militar na data comemorativa aos 104 anos de emancipação politica e administrativa. Contando com autoridades representativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e um número bastante alto de populares que lotaram as ruas, as apresentações conseguiram arrancar aplausos e declarações de apoio.
Não foram poucas as pessoas a afirmarem que “foi uma festa digna de um município que, a cada dia, desponta ainda mais para o progresso”. O tema escolhido para marcar a data foi “Musicalidade do povo murtinhense” e, atendendo aos apelos da festa várias foram as manifestações folclóricas, de música e de dança mostradas tanto para a multidão, como para as autoridades que ocupavam os lugares de destaque no palco.
Escolas estaduais, municipais e particular levaram seus alunos para o desfile mesmo com ocorrência de baixas temperaturas. Destaque, também para representações do vizinho pais Paraguai com desfile de escolas e de grupos de dança das cidades de Carmelo Peralta e Valle Mi, que encantaram a todos quantos tiveram oportunidade de presenciar.
O prefeito Heitor Miranda, a primeira dama Myrian Silvestre dos Santos e vários secretários e diretores de empresas, o deputado estadual Felipe Orro, comandantes militares e representantes de entidades crédito foram unânimes em afirmar que esta foi uma das melhores comemorações já vistas no município.
Manifestações
A programação oficial de aniversário de Porto Murtinho teve início no dia 3 de junho e tem continuidade prevista para até o dia 28. Bastante variada, contou com festival da canção, torneio de futebol juvenil e adulto, trocas de faixas e competições de Karatê, festa junina, Conferência da Cidade, celebração de convênios para continuidade do PROERD e do programa Bom de Bola, bom na escola entre outros.
Para a realização das festividades houve colaboração decisiva das forças de segurança como é o caso do Exército, Marinha, policias civil, militar ambiental, corpo de bombeiros, além de mobilização de guarnição do Departamento de Operações de Fronteira, também integrante da polícia.
Assessoria