31 de outubro de 2020

Dia do marinheiro é marcado com condecorações em Murtinho

Solenidade: Com cerimônia realizada na manhã do dia 14, segunda-feira, o comando da Agência Fluvial de Porto Murtinho comemorou o Dia do Marinheiro, que é comemorado no dia 13 de dezembro. O evento, ocorrido nas dependências da sede da Agência, contou com a participação de diversas autoridades civis e militares e convidados.

No inicio da cerimônia, presidida pelo comandante da unidade da Marinha de Murtinho, Capitão-tenente Alexandre Brandão da Silva, acompanhado pelo comandante do navio apoio logístico fluvial Potengi, CT Dimitri Consul Motta do Carmo, foi feita a leitura da mensagem da presidente da República, Dilma Rousseff, e da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Na sequencia da cerimônia, foram prestadas honras ao Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, que nasceu na cidade do Rio Grande-RS no dia 13 de dezembro de 1807, filho do patrão-mor do porto da cidade, o Marquês de Tamandaré descobriu sua vocação para o mar aos 15 anos de idade, quando foi aceito na Marinha como voluntário, iniciava ali uma brilhante carreira na Marinha. Seu prestigio foi fruto de vitoriosas participações em quase todas as guerras de seu tempo, defendendo os interesses do País.

Durante a cerimônia ocorreu a imposição de medalhas militares de promoção ao suboficial, o primeiro sargento (AM) Fernando Cesar da Silva. Em seguida foi a vez do 1º SG-ES Marcos dos Santos Silva, que recebeu a medalha Apa-Nabileque por reconhecer no militar, no âmbito da Agência, que contabilizou o maior número de milhas navegas no Rio Paraguay durante o ano. Essa premiação visa incentivar a guarnição para a participação em missões de inspeção naval na área de jurisdição ao longo dos 172 km do rio Paraguay, entre a foz do rio Apa e a foz do rio Nabileque, demonstrando espírito marinheiro e comprometimento com o sistema de segurança do tráfego aquaviário.

Operação Cisne Branco

Por ocasião da solenidade militar que comemora a data do “Sentinela do Mar” o comandante da Agencia entregou os prêmios aos alunos da rede pública de ensino que participaram do concurso de redação cujo temas foram: “A Importância da Marinha do Brasil para a sociedade” e a “Amazônia Azul e o Meio Ambiente”.

O Cisne Branco é uma atividade de relações públicas conduzida pela Marinha do Brasil, com o propósito de despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao poder naval do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade marítima na população brasileira.

Alunos premiados da Escola Estadual José Bonifácio

Daniel Gutierrez Franco, Lisleice Ibanhes Aguilera e Dayane Nunes Brito.

Ensino fundamental

Naiara Belleza Nogueira, Yasmin Carolina Cuellar Meza e Rodrigo Souza Roda.

Escola Municipal Thomaz Laranjeiras

Odair Jose Faria Gomes, Pedro Matheus Ramires e Evellyn Ferreira

Escola Municipal Cláudio de Oliveira

Jhenifer Gonzales Bogado, Cinthia Thayane Coronel Cristaldo e Jaine Noronha Garcia

Certificados Mérito Marcial e Colaboradores Eméritos

A Agência Fluvial de Murtinho agraciou nesta data personalidades que contribuíram de forma direta e indireta no desenvolvimento de projetos sociais que a Marinha do Brasil administra na comunidade local. Para premiar esse reconhecimento a Marinha criou o Certificado de Mérito Marcial e Colaboradores Eméritos. Nesta data foram agraciados com esse reconhecimento a promotora de Justiça da Comarca, Dra Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto e o juiz da Comarca Dr. Cezar Fidel Volpi, que de forma incondicional

Apoiaram o projeto esportivo da modalidade Karatê, e em especial, a manutenção da existência do Projeto Esporte é Vida de Murtinho, desenvolvido pela Marinha em parceria com a Prefeitura Municipal e com o presidente da União Mundial das Federações de Estilos de Artes Marciais.

Ao final da cerimônia o comandante da Agência, Cap. Brandão fez um breve pronunciamento resumindo as ações da agência sob seu comando, sublinhou a missão e a tarefa principal da Marinha do Brasil em solo pantaneiro e murtinhense, fincado neste rincão desde 1919. Ele destacou a importância da data e das inúmeras pessoas que ao longo do ano estiveram colaborando com a Marinha do Brasil em Murtinho. “Hoje é um dia muito importante, é a data magna da marinha que é alusiva ao dia 13 de dezembro, o dia que nós usamos da responsabilidade da instrução sendo reconhecido e reconhecendo as personalidades, não somente da cidade de Murtinho, mas das 39 municípios que compõe a nossa área de atuação, hoje foram várias premiações as pessoas que colaboraram com a marinha do Brasil, as pessoas que nos apóiam durante o ano inteiro.

Se não fossem a colaboração e o estreitamento com a comunidade murtinhenses não teríamos a tranqüilidade de executar as nossas missões que é salvaguardar a nossa soberania fluvial, a marinha do Brasil aqui em Murtinho tem feito excelente trabalho de prevenção, orientação e ações sociais, tanto e que não se registra ocorrências graves sob a nossa jurisdição há muito tempo, isso demonstra que estamos trabalhando dentro das nossas possibilidades logísticas. Agradeço às autoridades, ao prefeito, aos vereadores e ao poder judiciário que sempre nós tem atendidos naquilo que a marinha necessita na parte social principalmente no projeto esportivo Esporte é Vida. Muito Obrigados a todos”, destacou o comandante.

Reportagem e fotos – Toninho Ruiz 

murt13 murt14 murt15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *