25 de abril de 2024

Elenilson Silva! História de Um Campeão

bv298Elenilson Silva! Nasceu no distrito do Boqueirão, vindo para Bela Vista ao três anos de idade, teve uma infância normal como todos os garotos da sua idade, jogava futebol nos times, Mônaco, Palmeirinhas com Celestino Jará, e no time do Sr. Piscuila, participou da escolinha da Prefeitura de Bela Vista MS, em 1987 quando Odair de Oliveira era instrutor, no local onde hoje estão construídos os prédios da OAB, FORON, INSS e Cartório Eleitoral, posteriormente a escolinha passou a funcionar no hoje extinto campinho de futebol atrás da escola estadual Dr. Joaquim Murtinho.

Logo em seguida descobrindo o talento para o atletismo treinou com o Sr. Odílio Paredes, onde logo aos três meses de treinamento já participou da sua primeira corrida em um percurso de 7,5 Km com a largada enfrente ao Fórum, da qual ele ainda guarda seu primeiro uniforme, patrocinado pelo saudoso Sr. Waldemar dos Santos, na época proprietário da Loja Rancho do Fazendeiro.

bv299Em 1989 aos 17 anos de idade. Como ele sempre morou junto a sua amiga, incentivadora, fã e Mãe, a senhora Maria Helena da Silva, quando tudo começou moravam em uma fazenda no bairro da cancha em Bela Vista. Segundo ele foi uma mudança radical do futebol para o atletismo. Não imaginando que um dia conheceria tantas pessoas em diversas cidades de quase todos os estados do Brasil e em mais de 18 países.

Elenilson e dona Maria Helena recordam quando ele foi morar em São Paulo, de como foram importantes os patrocínios da prefeitura de Bela Vista através dos ex-prefeitos Abraão Zacarias, Edson Medeiros de Morais e Maria Odete (caracol), ex Vereador Roney Morais Simões ,Sr. Paulo Simões, Roberto de Souza Rosa (Chipa), Zeca do PT (Dep. Federal) Radio Bela Vista, 10º RC MEC e do Jornalista Ivaldo Pereira (Jornal Tribuna da Fronteira).

Ele teve três treinadores, Odílio Paredes, José Luiz Marques e Humberto Garcia de Oliveira, em 1992 iniciou os treinamentos no São Paulo F.C, pelo qual foi seis vezes campeão paulista, os reconhecimento das principais federações e entidades do atletismo nacional e internacional.
Em 1997 deixou o São Paulo e passou a morar no Rio de Janeiro (RJ), treinando no Vasco da Gama, onde conquistou seis títulos estaduais, e de quebra o terceiro lugar no mundial de revezamento.

Em 1999 Elenilson Silva em Winnipeg (Canadá), tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos na prova dos 10 km, onde também conquistou a prata no percurso de 05 km, saindo dessa competição com duas gloriosas e inesquecíveis medalhas que marcaram a sua vida para sempre, Hoje a sua gloriosa galeria entre troféus, medalhas e placas, ele possui em sua coleção mais de seiscentas unidades.

bv300 bv301
Reportagem: Odair de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.