20 de fevereiro de 2024

Frio chega na quarta-feira da semana que vem e previsão indica mínimas de 3ºC para MS

Semana tem sido de manhãs amenas e temperaturas passando dos 32ºC no decorrer do dia

 
 
O chuveiro que lute para esquentar o banho do sul-mato-grossense na semana que vem, já que uma frente fria chega a Mato Grosso do Sul e deve derrubar as temperaturas a partir de quarta-feira (12).

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e  de MS), espera-se uma queda maior na temperatura a partir de quinta-feira (13), com as menores temperaturas na sexta-feira (14).

Alguns indicadores mostram valores entre 5°C a 8°C – principalmente na região sul do Estado. Porém, outros modelos de previsão do tempo, segundo o Cemtec, indicam mínimas entre 3°C e 4°C. Em Campo Grande, a temperatura mínima deverá ficar próxima aos 7°C/8°C.

Nesta semana, as temperaturas seguem amenas no amanhecer, com leve sensação de , mas sobem rapidamente durante o dia, com máximas que podem ultrapassar os 32°C. Durante o final de semana as temperaturas mínimas estarão em gradativa elevação. Já no período da tarde prevalecem baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 20 e 40%.

Vai chover?

Conforme já noticiado pelo Jornal Midiamax, um bloqueio atmosférico atua sobre o Estado e já livrou os sul-mato-grossenses de uma frente fria mais intensa nesta semana. A nova frente fria, segundo o meteorologista do Cemtec, Vinicius Sperling, deve quebrar esse fenômeno, fazendo com que as  voltam a cair em MS.

Segundo o órgão de monitoramento, há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada na próxima semana. Porém, pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para as regiões sul e leste do Estado.

Os acumulados de chuva para o período entre os dias 6 a 22 de julho esperam acumulados de até 80 mm, com destaque na região nordeste de MS. Estes acumulados estão previstos para os dias em que a frente fria estará atuando.

Bloqueio mudou a cara do inverno

Uma frente fria passou pela região sul do Brasil, no início desta semana, e uma massa de ar por trás deste fenômeno influenciou a queda das temperaturas mínimas em MS. Ele agora está sobre o oceano Atlântico, bem afastado.

Os meteorologistas observam a circulação ‘anticiclônica anômala’, que impede o retorno de umidade e a entrada de frentes frias. Este bloqueio atmosférico inibe a formação de nuvens e deixa o tempo seco.

Cidades de Mato Grosso do Sul amanheceram com temperaturas mínimas de 8°C a 10°C na quarta-feira (5), apesar do bloqueio atmosférico. Municípios da região sul tiveram madrugadas frias, como Amambai (8,5°C), Iguatemi (8,9°C). Outras regiões, como Maracaju (9,2°C), Paranaíba (9,6°C), Rio Brilhante (10°C) e Campo Grande (17,8°C), tiveram mínimas consideráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.