Por meio de recursos provenientes do Fundo Estadual de Assistência Social, gerido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o Governo do Estado liberou para os 79 municípios de MS, R$ 2,4 milhões em recursos referentes as parcelas de janeiro e fevereiro de 2020, visando a continuidade no atendimento das famílias e indivíduos em situação de extrema vulnerabilidade e risco social.
“Esses recursos foram liberados para os 79 municípios do Estado. Neste momento estamos adotando uma excepcionalidade e liberando os recursos até mesmo para aqueles municípios que ainda necessitavam de entregar uma ou outra documentação. É um dinheiro que vai diretamente para os municípios e que beneficia o cidadão de forma contundente, por meio de ações do próprio município e também de organizações, como por exemplo, asilos, casas de recuperação e entidades que atendem crianças e adolescentes”, destacou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.
Somente em 2020, por meio de transferências do fundo estadual para fundos municipais de assistência social, o Governo do Estado, via Sedhast, vai liberar mais de R$ 18 milhões em recursos. Mais de 600 organizações da sociedade civil realizam trabalhos nos municípios do estado com esses recursos.
“A política de assistência social, por meio do Sistema Único de Assistência Social, é imprescindível em nossa sociedade. Em momentos como esse é que ela se faz ainda mais necessária”, finalizou Elisa, ressaltando ainda o olhar contínuo do Governo do Estado para com os municípios de MS.
A Sedhast também enviará nota de recomendação para as secretarias municipais – que também pode ser conferida aqui– orientando sobre o prazo para regularização da documentação para que o município não tenha suspenso os próximos repasses.
Gestores municipais da assistência social podem esclarecer dúvidas quanto ao repasse, ou ainda sobre documentações pendentes, via Coordenadoria de Apoio a Gestão do Sistema Único da Assistência Social da Sedhast (CAGSUAS), com os telefones (67) 3318-4115, 318-4130 ou 3318-4132.