24 de outubro de 2020

Inflação do Carro dispara em novembro

Joel Leite

– Com 3,08% no mês e 12,14% no ano, Inflação do Carro é mais alta do que o IPC da FIPE: 10,2% 

Levantamento da Agência AutoInforme apurou alta de 3,08% na Inflação do Carro em novembro, a maior alta registrada no ano. O resultado fez o índice chegar a 12,14% no acumulado do ano (janeiro a novembro). O indice é superior ao IPC da FIPE, que mede a inflação oficial do país, que é de 10,2% no acumulado de janeiro a novembro.

Os combustíveis mais uma vez foram os vilões. A gasolina ficou 4% mais cara e o preço do álcool subiu 12,1%. No acumulado do ano o estrago é grande: a gasolina está 16,8% mais cara e o etanol 28,1%. Com essa situação o motorista deve ficar atento na hora de abastecer e analisar qual combustível é mais econômico para o seu carro. A conta é simples: divida o valor do álcool pelo valor da gasolina: se o resultado for menor que 0,70, ponha álcool se for acima de 0,70, ponha gasolina.

A Inflação do Carro é a evolução dos preços de serviços e produtos que o motorista usa para andar de carros e fazer a manutenção preventiva; para chegar ao índice mensal, a equipe da AutoInforme pesquisa os preços de oito cestas de produtos: peças, mão de obra e serviços, imposto de circulação, combustíveis e seguro.

O conjunto das peças de reposição ficou 0,63% mais caro, sendo que a lona de freio (alta de 1,12%) e o óleo do motor (+1%) foram os itens que mais subiram.

Já os preços dos serviços estão mais acomodados, tiveram alta de 0,11%, mas o estacionamento (+ 0,54%) e a lavagem simples contribuíram para o aumento da inflação.

veiculos09

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *