28 de abril de 2024

Mato Grosso do Sul registra 1,5 mil mortes de gado por frio em cinco dias

Dados são contabilizados pela Iagro desde a última quinta-feira (15). Região que mais teve perdas foi o Pantanal

 
 
Boi morto em MS
Gado morto devido ao frio em Aquidauana (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O frio que atinge Mato Grosso do Sul desde segunda-feira (12) ocasionou 1.537 mortes de gado até esta segunda-feira (19). Dados são da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) com casos notificados por produtores desde a última quinta-feira (15). Porém, número de morte de gado pode ser ainda maior, conforme informações passadas por demais produtores ao Jornal Midiamax.

Umas vez que os termômetros bateram a casa dos 3°C e Estado registrou sensação térmica abaixo de 0°C, a Iagro relaciona a quantidade de óbitos de animais aos fatores climáticos, já que bois não estão conseguindo resistir ao frio, que veio acompanhado de chuva e garoa em diversas regiões. Ainda segundo a Iagro, a região que mais registrou perdas foi o Pantanal sul-mato-grossense.

Mortes registradas em todo o Estado

Gados espalhados por todo o Mato Grosso do Sul vêm morrendo de frio desde a última segunda-feira (12). Segundo um produtor rural, que preferiu não se identificar, bois foram vítimas do frio nos últimos dias. Além disso, outras fazendas do Estado também lidam com as mesmas consequências.

“É muito gado que morreu, não é caso isolado, é de norte a sul do Estado. Morreu gado fraco e gado gordo. Por baixo morreram umas mil cabeças de gado só em Campo Grande. Do que fiquei sabendo, mais duas mil cabeças na região do Pantanal. Na região de Dourados andam morrendo umas mil cabeças. Tem fazendeiro que perdeu 100 cabeças de uma pancada só”, diz o produtor, que também teve perdas.

Devido às baixas temperaturas que permanecem em Mato Grosso do Sul, situação é vista como obstáculo no campo. Essas imagens abaixo, que circulam pelas redes sociais, são de bois mortos em propriedade rural de , a 212 quilômetros da Capital.

gado morto de frio
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Situação também é percebida em Campo Grande e em Aquidauana, município na região pantaneira do Estado.

gado morto de frio
Gado morto em Campo Grande (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Boi morto em MS
Gado morto devido ao frio em Aquidauana (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O Sindicato Rural de Nova Andradina também confirmou as ocorrências de mortes de animais por conta do frio. Na região , cerca de mil bois morreram de hipotermia.

Produtores fazem fogueira para aquecer gado

O frio é tão intenso que produtores rurais precisam fazem fogueira no campo para aquecer os animais. Em Itaquirai, município distante 408 quilômetros de Campo Grande, fazendeiro precisou recorrer à medida para proteger o gado do frio intenso.

Foto: Redes Sociais

Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), devido às baixas temperaturas nos últimos dias, é fundamental que os produtores fiquem atentos a possíveis mortalidades nas propriedades.

A Iagro ainda faz um alerta para os fazendeiros, alegando que propriedades que tiverem ocorrência de mortalidade acima dos parâmetros esperados, devem procurar a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal mais próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.