24 de abril de 2024

Murtinho intensifica combate ao Aedes aegypti.

Demonstrando preocupação no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunia e zica, a prefeitura de Porto Murtinho, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou os trabalhos de visitas domiciliares com objetivo de detectar e eliminar possíveis focos do mosquito.
Reforçada por seis agentes comunitários de saúde, o grupo composto por 18 integrantes, foi dividido em equipes levadas a campo. Cada agente envolvido nos trabalhos tem a incumbência de visitar as casas de um quarteirão e, além de voltar a orientar as pessoas no sentido de manter limpos seus quintais, observarem reservatórios e não deixarem água parada para evitar proliferação.

A atual investida dos agentes de forma intensa nesta época de alta incidência de chuvas, tem duração prevista para 30 dias. Entretanto as ações de combate são permanentes sendo imprescindível a colaboração da comunidade de forma decisiva. Só assim há possibilidade de exterminar ou minimizar os casos das doenças transmitidas pelo Aedes.
Paralelamente às ações da Saúde, a Secretaria de Infraestrutura está realizando trabalhos de roçada em várias ruas, tanto da área central como em bairros de Murtinho. O período de chuvas é favorável ao crescimento rápido da vegetação e, em vários locais termina por esconder criadouros do mosquito. Especificamente para esta campanha, a prefeitura de Porto Murtinho conta com colaboração da administração estadual que liberou kits a serem utilizados pelos agentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.