Criado em 2012, o PNAIC (Programa Nacional de alfabetização na Idade Certa) tem como principal desafio garantir que todas as crianças até 8 anos sejam alfabetizadas plenamente, formando educadores críticos e que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização. Em Porto Murtinho, o PNAIC envolve todos os educadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e tem como orientadora e responsável pela formação dos alfabetizadores, a professora Zunilda Lopes Pereira.
“Quero agradecer a todos os professores que colaboram e que se empenharam para fazer a diferença da educação em Porto Murtinho. Parabéns professores, parabéns coordenadores e parabéns prefeito Heitor. Esse é um trabalho em que eu me sinto extremamente grata, por ver que os nossos esforços valem a pena refletindo nos bons resultados do Ideb.” –Disse a secretária de educação Ana Paula.
O prefeito Heitor Miranda, participou da abertura e disse se sentir extremamente recompensado pelos altos índices atingidos pela qualidade da educação em Porto Murtinho.
“A coisa mais sagrada que tem, na minha opinião, é a formação do intelectual humano e, a formação começa na idade mais tenra, no seio familiar e passa a se estender na escola.
Nós assim que assumimos a prefeitura, aderimos a esse pacto pela alfabetização na idade certa, porque entendíamos que através desse pacto poderíamos avançar, crescer e fazer com que as pessoas pudessem exercitar sua consciência plena e fluir seus conhecimentos para um mundo melhor. Temos que dar condições plenas para que o professor exerça a sua atividade a sua criatividade acima de tudo, aquilo que e tem de mais nobre que carrega dentro de si que é a vocação de ensinar.” – Disse em sua fala o prefeito Heitor.
O seminário terá troca de experiências feitas pelos professores alfabetizadores, exposições de trabalhos desenvolvidas por eles durante o dia inteiro amanhã na Câmara Municipal.
O seminário contou com a apresentação cultural do Teatro “Frozen – uma aventura congelante” da turma do normal médio da Escola José Bonifácio.
Fonte: Assessoria