28 de março de 2024

“Responsabilidade com o dinheiro público, transparência e boa gestão”, diz Derlei Delevatti

IMG_4404

“Responsabilidade com o dinheiro público, transparência e boa gestão”, diz Derlei Delevatti

Porto Murtinho (MS) –  Completando cem dias à frente da administração de Porto Murtinho, na última segunda-feira, 10, o prefeito Derlei Delevatti (PSDB, que está em seu primeiro mandato, faz um balanço positivo da gestão. Ele se reuniu com os secretários municipais que compõe o staf de seu governo no gabinete do Paço Municipal.

“A perspectiva que temos não poderia ser diferente: crescer gradualmente, com cautela e responsabilidade com aplicação do dinheiro público. A nossa gestão está focado na prática da transparência, gestão em prol da comunidade murtinhense, nesses cem dias praticamente ressuscitamos o funcionamento da máquina admistrativa que estava ausente na prestação de serviços para o povo de Murtinho, nesse período estamos desenvolvendo ações em todas as frentes, Saúde, educação, Infraestrutura, Assistência Social, Esporte e Turismo. Estamos praticando um governo com os pés no chão, sem estourar o orçamento, estamos atentos às demandas, mas também estamos atendo com os recursos que podemos gastar sem ocorrer contra a Lei de Responsabilidade Fiscal – LFR. Com certeza as dificuldades que estamos enfrentando e vamos enfrentar porque o povo de Murtinho nós deu através dos votos a responsabilidade de administrar este município, vontade de fazer e trabalhar não vai nos faltar”, diz Delevatti na referida reunião.

O chefe do Executivo destacou ainda que seu principal objetivo é trabalhar pela coletividade, sem distinção partidária, visando fazer de Murtinho um município cada vez melhor e mais digno de se viver. “Não quero ser melhor do que ninguém, apenas diferente de alguém

O Chefe do Executivo destacou que seu principal objetivo é trabalhar pela coletividade, sem distinção  partidária, visando fazer de Murtinho um município cada vez melhor e mais digno de se viver. “Não quero ser melhor do que ninguém, apenas diferente nas ações. Nesses primeiros cem dias fizemos o que foi possível, mas a população pode ficar tranqüila que ainda vamos fazer muito mais. As dificuldades são enormes, mas minha força de vontade e desejo de trabalhar pelo meu povo é muito maior”, declarou. Na reunião cada secretário expôs os trabalhos desenvolvidos nesses cem dias de gestão.

Saúde – Segundo o secretário Marco Andrei Guimarães, secretário de Saúde, destacou as ações da pasta nesse período, hoje o município conta com 17 médicos para atender nas unidades de saúde, a farmácia básica conta com mais de 92% dos remédios que compõe a cesta, o posto de saúde do centro com horário ampliado atende cerca de 40 pacientes por noite assim desafogando a nosocômio central. Além disso, conta em todas as unidades com odontologos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonaudiologas e enfermeiros de alto padrão.

Educação –  Mesmo com apenas cem dias de governo, o secretário da pasta Jaime Evandro Sanches já demonstra empenho para solucionar as demandas da educação, logo após tomar posse o gestor conseguiu montar equipe como diretores de escolas, assessores diretos, licitou o transporte escolar, licitou merenda escolar e agora já esta em processo de licitação o material didáticos.

Finanças e Planejamentos – O secretário Carlos Alberto Heyn – É a pasta que comanda o coração financeiro do município que compreende toda parte burocrática os trabalhos vêm acontecendo de forma eficaz, garantindo dessa maneira o bom funcionamento da parte interna da gestão municipal. O secretário sublinhou a conquista da gestão com a retirada do município do CADIN – Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal – o pagamento de quatro folhas, dezembro, janeiro, fevereiro e março além de quitar as férias pendentes da gestão municipal passada. Diz ainda que a maioria dos itens que compõem a prestação de serviços está sendo licitadas e a partir de abril e maio essas empresas começam a executar trabalho para o município.

Assistência Social, Trabalho e Cidadania – a pasta comandada pela primeira dama do município, Nádia Simone Delevatti – diz que os programas da rede de proteção e assistencialismo estão funcionando de forma normal. Reuniões são realizadas frequentemente para avaliar e planejar ações que são desempenhadas através da referida secretaria. A secretária anunciou ainda a retomada dos projetos sociais e já conta com mais de 700 inscritos para abrigar em dez projetos que visam atender a demanda de jovens com várias faixas etárias para desenvolver vocações artistas e culturais além de formação profissional.

Cultura, Turismo e Juventude – O prefeito reativou a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Juventude.  Que vem desenvolvendo ações e elaborando projetos para Alencar recursos juntos as esferas governamentais para fomentar as ações.

Meio Ambiente – a secretaria comandada pelo Thiago Sorroche Berto – tem desenvolvido trabalhos no sentido da conscientização ambiental no município, os projetos para cuidar do lixo e do parque ecológicos estão em andamento além de ações que coíbem a poluição visual cometido em área de preservação ambiental.

Secretaria de Obras, Habitação e Serviços – comandado pelo Adolfo Olmedo, Essa pasta foi uma das mais afetadas pelo descaso da gestão anterior, com parque de maquinários totalmente sucateado, quando o secretario se deparou com aquela situação não se abalou arregaçou as magas da camisa e partiu para executar trabalhos de limpeza pública, realizou mutirões de limpezas, roçadas e coletou toneladas de entulhos, cascalhou e patrolou várias ruas que se encontravam intransitáveis, melhorou o aspecto das ruas da cidade com pinturas de meios fios, varrição diariamente e coleta de lixo eficaz. O projeto agora é realizar trabalho de tapa buracos e restabelecer a iluminação pública das vias urbanas.

Esportes – a pasta comandada pela professora de Educação Física Rosana Delvalle vem montando um calendário extenso para desenvolver projetos esportivos, em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social cadastrou cerca de 500 jovens para a prática esportiva em diversas modalidades. O calendário esportivo prevê realização de caminhada, corrida rústica, maratona, campeonatos de vôlei de areia e indoor, agora vão realizar campeonato inter bairros, enfim com uma equipe de trabalho bem pequena, mas com resultado positivo.

Secretaria de Governo – Na gestão de Derlei Delevatti a pasta é comandada pela ex-vereadora Regina Heyn – que comanda o órgão central do sistema de articulação política do governo municipal, nas relações com as esferas de governo, demais poderes e órgãos da prefeitura, e nos assuntos técnicos, administrativos, políticos e sociais, competindo-lhe, especialmente: de prestar assistência ao prefeito no desempenho de suas atribuições e compromissos oficiais a realização de estudos, avaliações, pareceres, pesquisas e levantamentos de interesse do Gabinete do Prefeito.

Todas as ações de responsabilidade da secretaria de Governo Regina vêm trabalhando intensamente nessas articulações do funcionamento da maquina administrativa. Com sua experiência de ex-legisladora vem ajudando muito os trabalhos nesses cem dias de governo, a maioria das demandas burocráticas passa na mão dela para depois filtrar e enviar os expedientes na esfera do governo municipal. “Nesses cem dias colocamos a máquinas administrativas emperrada da administração passada para funcionar, hoje o povo já nota a presença do governo municipal nas ruas de Murtinho”, diz Regina.

Por Toninho Ruiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.