16 de julho de 2024

Unidade Móvel do Hospital de Amor estará em Bela Vista de 10 a 14 de junho

A Unidade Móvel do Hospital de Amor estará atendendo as mulheres da região de Bela Vista, de 10 a 14 de junho, com exames preventivos e gratuitos de Papanicolaou e mamografia para rastreamento do câncer de mama e do colo de útero. A carreta adaptada é um dos projetos apoiados pela Sicredi Centro-Sul MS/BA.

A carreta ficará estacionada em frente ao Cine São José, localizado na rua Antônio Maria Coelho, 470-566, Centro. Para os dias de atendimento, as mulheres deverão apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. No dia 10/06, a Unidade Móvel atenderá das 14h às 17h. Nos dias 11, 12 e 13, o atendimento será das 7h às 17h. E no dia 14/06, das 7h às 10h.

O atendimento da Unidade Móvel na área de atuação da Cooperativa em Mato Grosso do Sul é uma realização da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados – AApoiadores e Instituto de Prevenção de Dourados. Em Bela Vista, a ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. 

Unidade Móvel

A Unidade Móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolaou. 

Em 2023, mais de 8 mil exames preventivos foram realizados em mulheres da área de atuação da Cooperativa. O caminhão percorreu 18 municípios, incluindo Fátima do Sul, Douradina, Bela Vista, Nova Alvorada do Sul, Caracol, Bonito, Porto Murtinho, Antônio João, Coronel Sapucaia, Amambai, Vicentina, Sete Quedas, Itaporã, Ponta Porã, Aral Moreira, Paranhos, Caarapó e Dourados (Reserva Indígena, UBS, UFGD/UEMS, condomínios, ações com a Prefeitura Municipal e no Estabelecimento Penal Feminino).

Recursos

A Sicredi Centro-Sul MS/BA apoia financeiramente o projeto através da destinação de 1% do seu resultado financeiro anual para o Hospital de Amor de Dourados. Todas as doações são repassadas depois de aprovadas pelos associados em assembleia. Desde 2020, a Cooperativa já destinou R$ 5,4 milhões referentes aos repasses dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023. Este ano, os valores repassados à Unidade Móvel ultrapassam os R$ 2 milhões.

“Nossos recursos são investidos 100% na região onde atuamos e estamos presentes. Promover a cultura da prevenção e oportunizar às mulheres exames gratuitos de mamografia e Papanicolaou são formas da nossa Cooperativa contribuir com a saúde da comunidade de nosso Estado”, enfatizou o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves.

O que saber antes do Papanicolaou?

  • Ter idade entre 25 e 64 anos;
  • Não ter relações sexuais ao menos dois dias antes do exame;
  • Não usar pomada ginecológica pelo menos dois dias antes do exame;
  • Não estar menstruada no dia do exame;
  • Ter feito o exame num intervalo mínimo de 1 ano.