26 de abril de 2024

Festival do Touro Candil atrai centenas de pessoas em Murtinho.

Porto Murtinho vive, no período de quatro a oito de dezembro, o Festival de Rua do Toro Candil dando amplitude à tradição que vem sendo mantida por famílias há mais de sete décadas. O lançamento do festival iniciou na noite desta sexta-feira 4, às 20 horas, com o encontro do Toro Candil, promesseiras, galopeiras e mascaritas durante a feira livre que se realiza nas sexta-feiras na avenida Rio Branco.
Na mesma ocasião se apresentou o coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho. Para o sábado, dia 5, às 19 horas, está programada missa, parte de um tríduo, na capela Nossa Senhora de Caacupê. No domingo (6) às 18 horas será realizado passeio do toro na orla do rio Paraguai e na sequência, missa em guarani no teatro de arena Astério Conceição, ao lado da Prefeitura Municipal e apresentação do toro no mesmo local.
Para segunda-feira (7), a programação prevê para a partir das 19 horas, a segunda missa do tríduo, também na capela Caacupê e apresentações tanto no local como em residências das senhoras Noni (rua Antônio Maria Coelho) e Esmeralda (rua 13 de Junho) que, dando sequência às manifestações de suas famílias, mantêm a tradição desde o início.
No encerramento da programação, no dia 8,com início marcado para as 19 horas, será realizada procissão e a última missa do tríduo na capela Nossa Senhora de Caacupê e apresentação do toro no mesmo local. Além do que está previsto no programa pré estabelecido, várias manifestações serão realizadas na ruas da cidade.
Estão previstas oficinas, grafitagem, pintura de quadro temático pelo artista plástico Cleir Guimarães, além da presença de bordadeiras de nhanduti, vindas de Valle Mi. A participação de rezadeiras de bairros locais também será uma atração à parte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.