25 de abril de 2024

Prefeito Manoel Viais dá posse aos novos conselheiros

João Carlos Velázquez

O prefeito Manoel Viais, deu posse no Conselho Tutelar, os conselheiros eleitos no último dia 04 de outubro de 2015, para o quadriênio de 2016 à 2020. Estiveram presentes além do prefeito Manoel Viais a secretária de Assistência Social Rosa Isabel, o controlador do município André Nascimento, os conselheiros empossados e familiares.

Foram empossados os conselheiros: Vilma Maria dos Santos; Erica Garcete; Andiara Flores Borges; Sara Bento Centurion e Edinete Sorrilha Leite. Eles assinaram a ata de posse e receberam diploma das mãos do prefeito Manoel Viais.

O prefeito ao usar a palavra falou da importância do trabalho dos conselheiros e espera que sejam feitos com total êxito, de maneira a proteger as crianças e os adolescentes, e como reforço na sociedade como vigilantes da juventude, para que cresçam dentro de uma sociedade harmônica.

O prefeito Manoel Viais explicou que o conselheiro tutelar, no cumprimento de suas atribuições, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades – histórias de vida complexas, confusas, diversificadas.

Ainda que a realização do trabalho social eficaz e efetivo é necessário que o conselheiro tutelar saiba ouvir e compreender os casos e as situações individuais específicas,  que chegam ao Conselho Tutelar.

Saber ouvir, compreender e discernir são habilidades imprescindíveis para o trabalho de receber, estudar, encaminhar e acompanhar casos. Cada caso é um caso e tem direito a um atendimento personalizado, que leve em conta suas particularidades e procure encaminhar soluções adequadas às suas reais necessidades.

Vale sempre a pena destacar: o Conselho Tutelar, assim como o Juiz, aplica medidas aos casos que atende, mas não executa essas medidas. As medidas de proteção aplicadas pelo Conselho Tutelar são para que outros, como o poder público, famílias, sociedade, as executem. O atendimento do Conselho é de primeira linha, tem o sentido de garantir e promover direitos das crianças e dos adolecentes.

Finalizando o prefeito Manoel Viais desejou a cada conselheiro sucesso em sua nova caminhada e que atendam a todos de maneira ética e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.