28 de março de 2024

Primeira Sessão do ano foi marcada por união entre os poderes

Toninho Ruiz

murt212Os onze vereadores empossados no último dia 01 de janeiro de 2017 participaram nesta terça-feira, 14 da primeira sessão, sessão solene de abertura dos trabalhos da nova legislatura 2017/2010. A sessão de “boas vindas” aos vereadores, foi comandado pelo presidente Rodrigo Froés (PSD) e contou com a presença de autoridades civis e militares no plenário “Vereador Elizio Ramires Vieira” e diversas lideranças políticas, Secretários Municipais e com a presença do Prefeito Municipal Derlei Delevatti (PSDB), a vice Maria Lúcia Barbosa Ribeiro.

Durante a sessão foi possível constatar a união dos poderes legislativos e executivos em prol do município, embora, esta seja considerada uma sessão de abertura dos trabalhos, os vereadores discursaram com muita eloqüência e mostrando a preocupação com a situação econômica, estrutural, de assistência social, Educação e Saúde e a maioria dos edis já aproveitaram para solicitar melhorias na Infraestrutura, principalmente realizar o serviço de tapa buracos nas vias de Murtinho.

murt213O primeiro a discursar na sessão de abertura foi o Prefeito Municipal, Derlei Delevatti ressaltou a importância da câmara e dos vereadores na administração municipal, afirmou que conta com os vereadores para juntos trabalhar pelo povo,  que o auxiliem a identificar as reais necessidades do município e que por meio de indicações possam o orientar nas reivindicações da população. Fez um resumo aos vereadores dos trabalhos realizados nesses 45 dias de gestão, sublinhou que os obstáculos são bastante, mas o povo o elegeu para resolver os problemas e assim vai ser. Apesar da dificuldade financeira, ele com a equipe vêm equacionando as dificuldades e salientou que já efetuou o pagamento da folha de dezembro de 2016 e já quitou a folha de janeiro dentro dos cinco dias úteis.

Derlei lembrou aos presentes que o povo escolheu os vereadores e prefeito e vice-prefeito para administrar o município e a partir da posse a responsabilidade passa a ser deles e daqui a quatro anos o povo vai analisar quem realmente trabalhou por ela e assim falar de política, agora é hora de trabalhar e levantar a bandeira de Murtinho e esquecer a política partidária, diz ainda que sua administração será transparente com os recursos públicos, os vereadores não terão duvidas do total da arrecadação como a de despesas, “quero sempre ser o primeiro a comunicar aos vereadores os valores gastos e as receitas para que vocês possam fazer o balanço da situação financeira do município”. Por ultimo diz que até o momento esta estruturando sua equipe de trabalho e dentro de mais alguns dias vai ser possível iniciar trabalho  intenso porque algumas luz começam a clarear como o caso da pavimentação asfaltica do bairro Salim Cafure onde os recursos já está em caixa e agora vai licitar a obra, mas quer empresas de construção de maior credibilidade para não dar calotes em trabalhador e comerciantes murtinhenses e daí para frente a população vai sentir a retomada do desenvolvimento, mas que está empenhado em juntamente com a câmara transformar a realidade de Porto Murtinho.Em seguida os vereadores usaram a tribuna para se expressar naquele evento solene. O primeiro falar foi o republicano Elbio Balta, que ressaltou os trabalhos desenvolvidos nesses 45 dias de gestão, sublinhou o setor de saúde pública como forma de devolver a auto-estima da comunidade, falou da importância também de políticas públicas no esporte e com essas ações de menos de dois meses deixa a população esperançosa por dias melhores.

Fátima vidotte

murt214A vereadora que já exerceu o cargo de primeira dama e secretária de Assistência Social na gestão do ex-prefeito Abel Proença e Flávio Queiróz, ela falou da imporância de uma administração de mais praticidade do que de teoria, segundo ela, a população está cansadas de promessas vãs que de projetos mirabolantes não leva a nada. “vamos esquecer o passado e pensar no futuro, vamos andar para frente e não para trás”, pontuou Vidotte.

 

 

 

 

 

Flávio Abreu

murt222O jovem vereador Flávio Abreu em seu discurso pontuou que o caminho a seguir para alcançar objetivo concreto de progresso e sem dúvida é o caminho do diálogo que o prefeito Derlei vem mantendo com todos os vereadores. “Unidos somos mais fortes para reivindicar junto à autoridades estaduais e federais”, a preocupação segundo ele, é com essa comunidade desempregada e sem renda. Finalizou dizendo que fará o possível para juntos com o prefeito e de seus pares solicitar emendas parlamentares que possa beneficiar Murtinho.

 

 

 

 

Maria Donizete

murt223A vereadora petista, ela que é oriunda da base do ex-prefeito Heitor Miranda, parabenizou a atitude do prefeito Derlei pela iniciativa de dialogar com os vereadores sem olhar a cor da bandeira partidária, mas sim olhar pelo povo. Mas ela declarou na tribuna que não vai deixar de exercer seu papel de parlamentar que é fiscalizar, reivindicar e propor benefícios para o povo dentro da legalidade. Por ultimo ela diz é murtinhense e tudo que vem em prol da comunidade ela será a favor.

 

 

 

 

 

Miltinho Abrão

murt215Para o vereador do PMDB, o diálogo com o executivo é importante, já é um grande passo, ele se prontificou de levar aos parlamentares federais, senador Moka e Simone Tabet e ao deputado federal Marun projetos do executivo para viabilizar recursos de fundos perdidos e de emendas parlamentar que seu partido tem em cota. “Se o executivo elaborar projeto que precisam de recursos sou voluntário a correr atrás dos parlamentares do meu partido a enviar recursos para tal”, diz Abrão.

 

 

 

 

Marciana Britos

murt221A vereadora e professora do município Marciana Britos mostrou preocupação com todo o segmento da sociedade murtinhense, seguindo ela, o povo escolheu os onze vereadores, prefeito e vice-prefeita para resolver questões crucias como suprir a falta de emprego e renda seja ela na zona rural ou urbana. Ela declarou ser parceiras da administração municipal para resolver essas questões que preocupa a comunidade, mas que não vai deixar de cumprir sua missão de parlamentar que é fiscalizar e reivindicar. Ela sublinhou que vai reivindicar melhores condições de trabalho dos professores da zona rural e dos indígenas.

 

 

 

Sergio Bacha

murt216O experiente parlamentar de cinco mandatos intercalados hoje pertence às fileiras do PDT se colocou a disposição de acionar os parlamentares federais e estaduais para trazer emendas individuais que pode ser investidos em locais estratégicos para a comunidade murtinhense. Lembrou que o poder executivo executa e o poder legislativo legisla, reivindica e fiscaliza. Lembrou do cumprimento rigoroso da Lei de Responsabilidade fiscal – LRF – que veio moralizar as administrações municipais, estaduais e federais. Elogiou a atitude do prefeito Derlei de chamar os vereadores para o diálogo franco para traçar o caminho do desenvolvimento. “Entrei na política para lutar pelo meu povo e vou ajudar o político que somar nesse objetivo”, diz Bacha.

 

 

 

Sonia Ferreira

murt219A parlamentar tucana iniciou sua fala elogiando a gestão de Derlei Delevatti que esta atacando os problemas em todos os setores, desde que assumiu o comando do município vem intensificando os trabalhos na Infraestrutura, Assistencia social, Saúde e Educação. Na saúde ela elogiou a estensão de atendimento no Posto Central, demonstrou preocupação de oportunizar trabalhos aos jovens murtinhenses e geração de empregos aos pais de família do município. Ela não se cansará de lutar para transformar Murtinho em dias melhores para o seu povo. O diálogo que o prefeito vem mantendo com os parlamentares e sociedade é muito importante para estreitar laços nas duas vertentes.

 

 

 

 

Zilda Duré

murt220A jovem parlamentar de primeiro mandato e atual primeira secretária da Mesa Diretora diz que a atual administração nesses 45 dias já mudou a cada da cidade com trabalhos prioritários como ação da limpeza pública e pintura em fachadas de prédios e praças. “Nesses poucos dias de gestão a gente já vê a realidade para melhor e por isso não poderia nunca deixar de apoiar uma administração que preza pela legalidade do dinheiro público”, diz Duré.

 

 

 

 

 

Edicarlos Oliveira

murt217O vereador tucano de três mandatos usou a tribuna para pontuar alguma ação como parlamentar nesses oito anos. Falou do combate no campo político e administrativo nas gestões passadas, fazendo criticas construtivas em relação da aplicação do dinheiro público como no transporte e merenda escolar Muitas vezes foi mal interpretado por fiscalizar com rigor, mas que ele fez seu papel de parlamentar. Sempre prezou pela reivindicação  em favor dos moradores da zona rural que são menos protegidas do que a urbana, mas que hoje confia na administração de Derlei para sanar essas deficiências de prestação de serviços públicos à comunidade. Solicitou ao prefeito olhar com carinho para a área rural que segundo ele, vem a produção para o município e para o estado, onde se gera emprego e renda e muitas vezes esquecidos pelas autoridades públicas.

 

 

 

Rodrigo Froés

murt218Em seu pronunciamento o presidente do Legislativo, Rodrigo Froés (PSD), destacou a importância da participação da comunidade nas sessões ordinárias durante a semana, segundo ele, a participação maciça da sociedade civil demonstrará o quanto a população está preocupada com o desenvolvimento do município e nada mais justo que as pessoas procurem seus vereadores para reivindicar e sugerir melhorias para os bairros e apontar deficiência no setor público que presta serviço para a comunidade.

Froés destacou ainda a necessidade do poder legislativo investir na estrutura física da Câmara para abrigar com mais conforto os vereadores e servidores para prestarem serviço de respeito e de qualidade para os munícipes. Por último, se colocou à disposição dos vereadores e do executivo e salientou da importância da transparência no poder público da aplicação dos recursos oriundos dos contribuintes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.